sábado, 17 de setembro de 2016

Seu vovô subiu no telhado (refeito)

"Nunca conheci quem tivesse levado porrada.

Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo." (Álvaro de Campos)


Ontem, eu tinha escrito um texto sobre minha simpatia por coleções. A ideia de escrever originou-se da constatação diária de como tenho facilidade para derrubar, espalhar, me perder, cometer gafes, enfim, para uma série de ações marcadas pelo enxovalho**. Parafraseando Álvaro de Campos, o rapaz do enxovalho, esse meu lado derrubão enrola com enorme facilidade "os pés publicamente nos tapetes das etiquetas". O que, pra dizer a verdade, acho ótimo: no caminho dos gauches tem menos trânsito e mais ar puro. A maioria aspira mesmo ao aplauso.
Acontece que, acidentalmente, eu apaguei o artigo anterior em que havia esta coleção de que falei! Foi chato porque tive que escrever tudo de novo! E como o tudo de novo não existe, cá estou reformando a ideia.

O eufemismo... Figura de pensamento que eu adoro, que eu acho bonita!
O eufemismo é a habilidade de suavizar uma notícia chocante, desagradável! Tipo aquela de dizer que seu vovô subiu no telhado. Ou que ele está com um pé na cova e o outro numa casca de banana, sabe? Para usar o famoso dito popular! Aliás, 'Seu Dito Popular' seria um excelente nome para minha loja de 1 a 10,99! Mas, sou péssima com vendas!Quando vejo já estou doando...
Pois é... Ontem, na hora do almoço, eu fui passar a refeição aquecida para outro prato quando (previsivelmente) eu derrubei a casca do filé à parmegiana de frango (não como carne vermelha e evito comer carne em geral, por isso como a casca com o queijo e o molho) na mesa e em cima da toalha! Foi um vermelho tomate pra tudo quanto é lado! Aí me lembrei: "_ Márcia, é por isso que nunca lhe chamam para almoçar com a rainha Elizabeth! Que horror mais esperado este seu! Hum... Olha, bem que você poderia selecionar a cena para um eufemismo..."
E, voilà Fui fazer a listinha da minha coleção de eufemismos!








1. Derrubar, deixar cair:
Prestar tributo incondicional ao inevitável da gravidade.

2. Se perder:
Optar por atalho nunca antes catalogado, até então ignorado.

3. Se esquecer:
Exercer a virtude do desapego partindo do pressuposto de uma memória arejada e nada convencional.

4. Cometer gafes:
Expressar-se por meio de franqueza por demais espontânea sem o uso do cinto de segurança (bucal, no caso.)

5. Sofrer de fobia ou preguiça social:
 Evitar ocupar o espaço dos bem dispostos.

6. Recusar trajes formais:
Militar contra o uso de acessório sádico ou claustrofóbico (salto alto é um exemplo).

7. Sofrer do mal da timidez excessiva:
Incubar ideia para proveito próprio.

8. Procrastinar:
Evitar o mal da ocupação súbita.

9. Irritar-se, irritar-se, irritar-se:
Expressar-se por meio de humor inflamado em constante expansão.

10. Trocar o nome de outrem: (variação de "Cometer gafes")
Reconfigurar verbalmente o nome com a cara.


**enxovalho é termo encontrado no "Poema em linha reta" de Álvaro de Campos. Para esse poema nosso textinho pede bênção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário